Coaching
Todos temos objetivos que queremos cumprir com sucesso, no entanto, a insegurança, a indisciplina e o medo podem ser os nossos piores inimigos; a grande descoberta que o Coaching proporciona é que pela capacidade do nosso pensamento, todos podemos mudar a nossa forma de estar na vida, e definir mais claramente o que queremos atingir.
Porquê recorrer ao Coaching?
Num mercado que se assume cada vez mais exigente, competitivo e global, torna-se imprescindível que as organizações apostem no seu capital humano, uma vez que é neste que reside o seu verdadeiro diferencial competitivo.
O mercado exige líderes inspiradores e pessoas focadas em soluções e objectivos, criativas, flexíveis e capazes de lidar com mudança e adversidades. Muito mais do que um líder, o cenário actual impõe a procura de formas mais eficientes de liderar indivíduos e equipas. A enfase não está no "ditar", mas no despertar da responsabilidade, da autonomia e da motivação interna.
O processo de Coaching é estruturado e focado em resultados. É um processo facilitador de acção e mudança que ajuda pessoas, grupos ou organizações a transformarem sonhos em objectivos e intenções em ações.
O Coaching pode ajudá-lo a:
- Clarificar e definir objetivos que pretende atingir;
- Focar a energia naquilo que realmente quer e definir estratégias para conseguir, transformando intenções em ações concretas e resultados;
- Fortalecer a confiança, auto-estima e a inteligência emocional;
- Promover o desenvolvimento integrado (pessoal e profissional);
- Contribuir para uma melhor qualidade de vida.
- Melhorar o enfoque das pessoas nos resultados;
- Lidar com a mudança;
- Encontrar soluções estratégicas;
- Reforçar competências de tomada de decisão;
- Melhorar o clima organizacional; e
- Preparar-se para novos desafios.
Podem ser consideradas diversas abordagens em Coaching: Life Coaching, Sportive Coaching, Executive Caoching e Team Coaching.