As mudanças observadas nas últimas décadas deixam antever que a Análise e Descrição de Funções constituem a base de qualquer sistema de recursos humanos, fornecendo informação relevante para as várias práticas de gestão de pessoas.
Porquê recorrer à Análise e Descrição de Funções?
Num contexto de análise da organização e do trabalho, a Análise e Descrição de Funções assume-se como a "espinha dorsal" da Gestão de Recursos Humanos, na medida em que se encontra no princípio de actividades como o recrutamento, selecção, ou a avaliação de desempenho.
Consiste no processo de recolha, análise e sistematização de informação sobre uma determinada função com o objectivo de identificar as tarefas ou atribuições, assim como as competências necessárias para o seu desempenho. Trabalhamos nas várias situações tais como: desenho de estrutura funcional; desenho de conteúdos funcionais; análise comparativa entre a estrutura atual e a estrutura desejada; análise das exigências das novas funções, identificando os requisitos que os titulares dessas funções devem possuir.